sexta-feira, 31 de maio de 2013

PATI PATHE / PACIÊNCIA = VIRTUDE DO LÍDER

PACIÊNCIA 

Paciência vem do latim PATI "aguentar, sofrer", do grego PATHE "sentimento", ou seja, “aguentar o sentimento”.

Daí vem também a palavra "paciente", a pessoa que precisa ser tratada de alguma doença. 



Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. 

É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. 

A paciência de um líder de equipe é extremamente importante, pois a falta da mesma acaba sendo uma fraqueza que pode por todo o propósito/objetivo/meta distante.

"Na essência do ser humano é comum sempre querer algo mais,  é comum em nossa personalidade nunca estarmos totalmente satisfeitos, o que pode ser o motivo de locomoção do mundo, o fato de querermos sempre mais, mas temos que ter em mente de que em tudo que iremos fazer o queremos realizar em nossas vidas devem ser feitos com calma e paciência"

Algumas dicas importantes pra manter a calma, paciência...

O primeiro passo é contar até 10, assim sempre que sentir raiva, estresse, falta de paciência, conte de vagar até 10 pensando em todas as consequências.
Logo após esse exercício notará que seu impulso no momento de estresse, ou seja, com o tom da voz altamente alterado mudou. Eu costumo voltar olhar para ponto distante e diferente, mudando o contato, busco lembrar-se de algo que não gostaria que me fizessem e baixo o tom da voz.

Segundo passo, respirar fundo, essa atitude fica ainda melhor quando mesclada com o primeiro passo citado logo acima, quando contar até dez respire e inspire três vezes de profundamente, eliminando em instantes esse sentimento ruim dentro de você.


"Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta" (Anônimo)

Lembre o testemunho que é importante nas relações interpessoais.



Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário